O ciclo se fecha: O bem ressurge e o mal se autodestrói

Consulta ao I Ching para o mês de julho de 2025

O Hexagrama desintegração representa o fim de um ciclo, o mesmo momento em que o fruto precisa se desagregar para permitir que as sementes cheguem ao solo e germinem, dando início a um novo ciclo. Não deve ser visto como algo ruim e tão pouco pode ser evitado. Esse momento é parte do ciclo da vida.

O novo ciclo traz mudanças e, para poder aproveitá-las, deve se mostrar receptividade a elas. Aqui se apresenta toda a beleza dessa consulta, com a mobilidade da sexta linha gerando o receptivo como desdobramento. Um alinhamento pleno ao momento, um cenário muito promissor.

  • Novas oportunidades favorecerão a continuidade do bem.
  • Aqueles que permaneceram fiéis a seus valores mais nobres iniciarão um ciclo mais positivo que o atual.
  • Aos que servem ao bem comum, a influência e a efetividade serão recuperadas.
  • Aos que servem ao ego, agindo somente para o benefício próprio, autodestruição.

O mau não age somente para diminuir o bem, sua natureza é destrutiva e por isso acaba por destruir a si mesmo. Somente a atitude sincera em favor do bem comum é construtiva e nesse momento permite a renovação.

Não espere que essa mudança ocorra suavemente, o ego não se desapega com facilidade, é um período tenso, repleto de idas e vindas e muitas dúvidas, mas ao final o bem é renovado e favorecido, confie!

  • Permaneça fiel a seus valores mais nobres.
  • Esteja preparada e seja receptiva às mudanças que surgirem.
  • Compreenda que sem a desintegração não há continuidade.
  • Tenha consciência de que a mudança não ocorre por sua vontade, tão pouco é consequência de seus atos, ela simplesmente ocorre.

Durante essa transição, é fundamental manter a quietude, uma atitude discreta e humilde. Permaneça atenta às mudanças e aceite-as voluntariamente, com docilidade, como a terra acolhe as sementes.


Você quer conhecer um pouco de cada hexagrama dessa consulta, siga os links abaixo:

Hexagrama 23 – Desintegração

Hexagrama 2 – O Receptivo


I Ching por Omar Way