Consulta ao I Ching para a semana de 21 a 27/10/2024

A tensão diminui se considerarmos a consulta da última semana, mas ainda existe, você agora está em um patamar um pouco mais elevado, ainda assim, nem todas as suas demandas serão atendidas. Insistir nessa luta não trará os resultados que deseja e nesse momento é melhor que retroceda.
A luta é inútil, ou talvez você perceba claramente que não irá vencê-la, é preciso bom senso e retroceder.
- Entenda que sua retirada é por coragem, não por covardia, nem por medo.
- Conservar o que ainda possui de forças é inteligente.
- Não se sinta culpada por não alcançar agora seus objetivos.
- Evite ameaças e provocações, está lutando contra uma postura egoica, essas atitudes irão alimentar seu oponente.
- Atente-se aos bajuladores, não os recrimine, nem os julgue, apenas perceba sua presença e não dê ouvido a eles.
Prezo a uma postura egoísta, dependente de bajulação e apoiado em vaidades, seu oponente se torna intransigente, isso é muito negativo. Enquanto ele não se libertar dessas dependências, se manterá irracional, isso torna o contexto perigoso e pode prejudicar você. É sinal de inteligência saber as batalhas que deve lutar e as que precisa evitar, retroceda e preserve a força de que dispõe.
Hexagrama 7 – O Exército

Quando você percebe o perigo e reconhece a presença de um líder forte capaz de solucioná-lo, siga-o. O líder deve assumir a responsabilidade e motivar a todos, conduzindo-os às ações necessárias.
É pouco esperado que seja sua a tarefa de liderar essa questão, mas terá provavelmente a função de transmitir as ordens do líder aos demais envolvidos ou negociar a situação com seu oponente, é fundamental manter-se alinhada ao que for decidido por ele.
- O líder deve ser claro, explicar os motivos que justificam as ações e estes devem ser justos. Não permita que seus interesses distorçam seu entendimento, nem que desvirtuem o que caberá a você realizar.
- Caso perceba que não tem claro o pleno entendimento de algo, comunique-se rapidamente e esclareça a questão. Mantenha sempre uma postura humilde.
- Será função do líder decidir o que é justo, prevenir paixões e delírios, julgar e evitar injustiças, não a você.
- Tenha consciência de que, se houver confronto, haverá também um alto custo. Somente com alinhamento e comprometimento de todas as partes envolvidas, ocorrerá o sucesso.
- O perigo que está enfrentando é real, não o despreze.
- Dedique-se a organizar e orientar o que estiver ao seu alcance.
- Tenha jogo de cintura e prefira sempre negociar até que todas as possibilidades se esgotem antes de considerar o confronto como necessário.
- Seja receptiva a sugestões.
Nesse cenário, apesar da ideia de que o confronto é inevitável, a boa fortuna virá se a parte mais inteligente evitar o mesmo, recuar pelo bom senso. Você não deve se sentir derrotada ao seguir essa decisão. Além disso, também não significa que deva desistir do problema antes de esgotar todas as negociações, o Hexagrama 07 exige uma postura ativa.
Hexagrama 40 – Liberação

Reforçando o movimento que surgiu na consulta da semana passada, o Hexagrama aparece agora como desdobramento, isso sugere que verá os resultados das ações que tem tomado.
- Perdoe erros e desculpe falhas, do passado e do presente, suas e de outros, não carregue mais essa carga. Inicie esse ciclo mais leve.
- Não busque compensações, especialmente no que se relaciona ao tempo que pensa ter perdido.
- Controle sua ansiedade, tudo vai melhorar a partir de agora, mas não no tempo que seu ego quer, no tempo que precisa acontecer.
Liberação representa o alívio das tensões, a dissolução de sobrecargas que pareciam intermináveis e isso ocorre pelo rompimento de barreiras. É hora de baixar as armas, evitar ser reativa e ser grata pelas conquistas já realizadas. Mas atente, embora a tendência seja muito positiva, não considere que tudo está terminado e nada mais tem a fazer. Esse momento pode trazer desafios e sobressaltos.
- Permaneça atenta a imprevistos, mas não deixe que essa possibilidade tire seu sono, lide com eles quando se manifestarem.
- Não cultive desconfianças e preconceitos, nem especule o que poderia ser diferente, apenas siga o fluxo.
- Concentre-se em retomar a normalidade.
- Reúna-se com amigos e familiares. Busque apoio naqueles dispostos a ajudar.
Redobre sua atenção, se perceber que algo precisa ser finalizado, dedique-se prontamente à tarefa, consolide o ciclo atual, se algo está pendente, mas está fora de seu alcance, reflita sobre possíveis alternativas, mas o que já foi concluído não deve ser revisto, siga em frente para novos desafios.